8ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico será amanhã no Parque do Povo de Prudente

Considerada a maior iniciativa do segmento realizada no Brasil, o 8º Mutirão do Lixo Eletrônico será realizado amanhã (13/06) das 8h às 16h, no Parque do Povo de Presidente Prudente. Hoje (12/06) já aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, o recolhimento de material nos distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão.

O evento contará ainda com ações no bairro Ana Jacinta neste sábado, das 9h às 13h, haverá arrecadação de materiais ao lado do Pronto Atendimento (PA) 24h do bairro. A expectativa é que 4 mil pessoas participem do mutirão.

Cada pessoa que colaborar com o mutirão através de descarte de eletrônicos receberá um cupom para concorrer aos prêmios oferecidos pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), a grande parceira do evento através da Fipp (Faculdade de Informática de Prudente). Os prêmios deste ano são: dez bicicletas, um vídeo game, um tablet e um notebook.

Desde 2009, o Mutirão do Lixo Eletrônico já recolheu mais de 400 toneladas de e-lixo em sete edições. Essa 8ª edição vai contar com o trabalho de mais de 250 voluntários, para atender cerca de 4 mil pessoas que devem passar pelo Parque do Povo. Deverão ser recolhidos cerca de 80 toneladas de eletrônicos inservíveis, pilhas e baterias que são encaminhados a empresas com certificação internacional ISO 14000 e ISO 9001, que garante a qualidade e a destinação final do material.

“Televisores, computadores, aparelhos de som, pilhas, baterias de celular, são extremamente nocivos para o meio ambiente, não podendo serem descartados no lixo comum, dessa forma o evento insere-se numa concepção de educação ambiental para que possamos implementar essa cultura de não descartar no lixo comum aquilo que a natureza não criou”, finaliza o secretário municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi.

Presidente Prudente, 13/06/2015

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação