8º Mutirão do Lixo Eletrônico de Prudente arrecada mais de 80 toneladas de recicláveis

Mais uma vez, o 8º Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente realizado neste último sábado (13) no Parque do Povo superou todas as expectativas de arrecadação contabilizando mais de 80 toneladas de lixo eletrônico, que lotaram 10 caminhões com material a ser reciclado.

A mobilização é organizada pela Prefeitura de Prudente através da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) em parceria com a FIPP (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) da Unoeste. Mais de 400 pessoas entre funcionários e voluntários colaboraram na realização do mutirão, que teve grande apoio da população, já que mais de quatro mil pessoas passaram pelo local durante este sábado para descartar seus lixos eletrônicos. Durante o evento, foram distribuídos mais de três mil ‘papa pilhas’ para armazenar as pilhas durante o ano.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi, o evento teve início na sexta-feira, onde foram percorridos os quatro distritos rurais para dar oportunidade a quem mora na zona rural de se desfazer corretamente do lixo eletrônico. Só dos distritos, foi arrecadado um caminhão lotado de lixo eletrônico. As pessoas que moram no Ana Jacinta e adjacências também tiveram a oportunidade de descartar o lixo eletrônico neste sábado. “No Ana Jacinta, foram quase três caminhões da Prefeitura e da Prudenco, que também é nossa grande parceira na logística”, descreve.

A iniciativa, considerada a maior do gênero no país, integra a Semana Municipal do Meio Ambiente e Reciclagem, com a intenção de impedir que produtos nocivos com metais pesados, que se jogados no lixo comum podem contaminar lençóis freáticos e o meio ambiente. É importante que esses materiais sejam tratados e tenham a destinação correta.

“Não adianta fazer toda essa mobilização da população, as pessoas acreditarem no evento e nós não destinarmos a uma empresa idônea que comprove que tenha condições de fazer a coisa certa com o material. Todos os anos, abrimos um edital público, onde qualquer empresa pode participar, com certificação internacional e ISO 4000 e ISO 14000. As empresas da região infelizmente não estão habilitadas para receberem essa grande quantidade de lixo”.

Conforme o secretário, os lixo eletrônicos foram enviados para empresa de reciclagem Vertas, localizada em Mauá/SP ainda no sábado, após o encerramento do mutirão. Para o secretário, pela quantidade de caminhões e carretas recolhidas, a quantidade arrecadada superou a edição do ano passado, devendo ter arrecadado mais de 80 toneladas de lixo eletrônico. Após a contagem oficial empresa irá emitir os certificados de destinação ambientalmente correta.

Segundo o secretário, a próxima edição será em 11 de Junho de 2016, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos do município, integrando a Semana Municipal de Meio Ambiente e Reciclagem.

Quem participou do Mutirão recebeu cupons e concorreu a 10 bicicletas, um tablet, um vídeo game e um notebook, prêmios oferecidos pela FIPP/ Unoeste. Os vencedores foram:

1° bicicleta – Gustavo Luiz Sitolino

2°bicicleta- Janete Melo de Castro

3° bicicleta- Mateus Giasciani

4° bicicleta- Creusa Cedro Colnago

5° bicicleta- Maressa Padilha

6° bicicleta – Echiley Helen L. de Mauro

7° bicicleta- Elecir Santos da Silva

8° bicicleta- Bruno Pereira

9° bicicleta- Carlos Olivete

10° bicicleta- Rodrigo dos Santos

Tablet- Roseli Nappe

Notebook- Marlon Brito de Oliveira

Video Game- Marlene Sartori

Presidente Prudente, 15/06/2015

Fonte: Secretaria de Comunicação